Sudeste do Tocantins volta a ter áreas com alerta vermelho para baixa umidade

0
2

O aviso foi acionado para 10 cidades do estado e indica que a umidade deve ficar abaixo dos 12% nos momentos mais secos do dia. Sudeste do Tocantins tem alerta para baixa umidade relativa do ar
Carlos Bassan / PMC
A região sudeste do Tocantins voltou a ter áreas com alerta vermelho para a baixa umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera que o índice fique abaixo dos 12% entre as 11h e 18h desta quinta-feira (15). O mínimo recomendado para a saúde humana é de 60%.
O aviso está ativo para 10 cidades tocantinenses. A maioria delas já tinha recebido alertas no mesmo sentido no último fim de semana, mas a situação tinha melhorado e por isso o Inmet tinha revisado a cor do aviso para laranja, que é intermediária.
Confira a lista de cidades afetadas
Arraias
Aurora do Tocantins
Combinado
Dianópolis
Lavandeira
Mateiros
Novo Alegre
Novo Jardim
Ponte Alta do Bom Jesus
Taguatinga
Segundo o Inmet, o tempo seco pode causar danos à saúde humana e aumenta ainda mais o risco de incêndios florestais. A recomendação é de evitar se expor ao sol, beber bastante água e não consumir bebidas com efeito diurético, como o café ou bebidas alcoólicas.
Nesta condições, as atividades físicas também são contraindicadas. Para aliviar a sensação de secura, o morador pode distribuir toalhas molhadas ou baldes com água pela casa.
O alerta vermelho vale ainda para regiões da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Piauí. No Tocantins, além do alerta vermelho no sudeste há ainda avisos nas cores laranja e amarelo para outras regiões do estado, ocupando praticamente toda a metade sul do território.
O Tocantins enfrenta o período de estiagem e o aumento no número de queimadas. Apenas nos 15 primeiros dias de setembro foram registrados 717 focos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o começo do ano, o estado já acumula 7.486 casos.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins