Abandonados, quiosques em Palmas são depredados e causam insegurança

0
228

Associação estima que pelo menos 40 locais estejam em situação de abandono. Na Praça do Aureny I a estrutura está praticamente destruída. Metade dos quiosques de Palmas estão abandonados
Pelo menos 40 quiosques estão abandonados em Palmas. Os locais poderiam gerar emprego e renda para muitas pessoas, mas os locais só podem ser ocupados depois de uma liberação da prefeitura. Enquanto isso, muitos estão sofrendo ação do tempo, sendo depredados e virando motivo de insegurança.
Um dos quiosques fechados fica na Avenida JK e está com telhas quebradas. De acordo com a associação dos quiosques de Palmas, na capital existe mais de 140 áreas de quiosques a serem construídas. São 83 prontos, mas estima-se que pelo menos metade estejam sem funcionar.
No quiosque da Praça do Aureny I as telhas estão quebradas, grades enferrujadas e paredes arruinadas. A Nariane Lino diz que mora no bairro há cinco anos e por causa dessa situação de abandono evita frequentar a praça.
“A pracinha seria um lugar legal até para distrair um pouco, dar uma passeada de tarde. Mas até esse horário, como estamos vendo, movimento praticamente zero por conta desse quiosque e da pracinha abandonada. A gente não vê movimento aqui e acaba que também não quer vir”, disse a moradora.
Quiosque no Aureny I está abandonado e virou fonte de insegurança
Reprodução/TV Anhanguera
O presidente da associação fala que no início do ano de 2016 foi publicada uma lei que regulamenta o funcionamento dos quiosques. Só que essa lei nunca teria sido colocada em prática. “Nós estamos aguardando atualização desta lei municipal para que traga uma dinâmica para a gente entender como vai funcionar, o que é necessário para esse quiosque funcionar e incentivar esse que já estão nos locais e crescer neste seguimento”, disse o Silvan Portilho.
Na tentativa de incentivar a tradição destes espaços a associação criou a rota dos quiosques. “Mostrar para o palmense e para os turistas que vêm a Palmas o que os quiosques têm. A gente sabe que as comidas regionais estão todas nos quiosques. A rota traz um mapeamento de todos os quiosques que estão funcionando e mostrando o que têm a oferecer”, disse o presidente.
A Prefeitura de Palmas foi procurada para explicar como tem sido o monitoramento destes quiosques abandonados, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins